O evento Corrida com Elas foi instituído no Município por meio da Lei Municipal N.º 1892/2024
O Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio das suas Secretarias de Saúde e da Assistência Social, realizou na tarde do último sábado (24/05), na Sede do Município, a primeira Caminhada e Corrida com Elas, pela Saúde Mental Materna.
A Caminhada, com percurso de 800 metros, foi destinada às mulheres gestantes. Já as Corridas, com distâncias de 3 km e 5 km, foram abertas ao público em geral.
Esta ação, foi pensada nos mínimos detalhes (desde uma minipalestra com a psicóloga perinatal Milena Bonfim, aquecimento, água potável, alimentação à base de frutas e sucos naturais), contempla uma mobilização nacional pela Saúde Mental Materna (iniciada em maio de 2020 e idealizada pela Dra. Rafaela Schiavo, psicóloga fundadora do Instituto MaterOnline, bem como liderada por MaterAlunas de várias cidades do Brasil), e que em SGA, foi instituída no Município, a partir da Lei Municipal N.º 1892/2024.
A iniciativa integra a mobilização nacional pela Saúde Mental Materna, criada em 2020 pela psicóloga Rafaela Schiavo, fundadora do Instituto MaterOnline, e apoiada por MaterAlunas em diversas cidades. Em São Gonçalo do Amarante, foi oficializada pela Lei Municipal nº 1892/2024. O evento também contou com uma palestra ministrada pela psicóloga perinatal Milena Bonfim.
Conforme a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Georgia Teles, que teceu vários agradecimentos, "O evento foi apoiado por diversos órgãos municipais, a exemplo da Maternidade Municipal Maria do Socorro de Castro e demais parceiros como o Grupo de Corrida Nopace Que Der.
Segundo Milena Bonfim, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tema. "Por meio desta ação, buscamos chamar a atenção para a necessidade de debater e compreender a saúde mental materna, considerando que 65% das gestantes e puérperas apresentam sintomas de estresse, 35% sofrem com alta ansiedade e 25% manifestam sinais de depressão", afirma.